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Como usar a gamificação nos negócios?

agosto 12, 2020

Na era da digitalização dos negócios é comum mencionarmos a importância de ter um site, de comprar domínio, de usar as redes sociais e mais uma série de ações no ambiente virtual. Tudo isso é importante para gerar mais autoridade digital para a sua empresa.

Também não podemos esquecer de outro recurso que pode trazer mais engajamento e resultados para o seu negócio: a gamificação.

Há tempos os games estão aí, fazendo sucesso na cultura pop, inspirando filmes, histórias em quadrinhos e movimentando muito dinheiro. 

Entretanto, de uns tempos para cá, vários empreendedores descobriram que a dinâmica dos games, o lado lúdico que eles possuem pode ajudar em vários aspectos de uma gestão. Para saber mais sobre isso, dê uma olhada nos seguintes tópicos:

  • O que é Gamificação?
  • Quais as vantagens que a gamificação pode trazer para o seu negócio?
  • Como adotar a gamificação na sua empresa?

O que é Gamificação?

A gamificação vem do termo em inglês “gamification” e consiste basicamente na utilização das características e das dinâmicas dos jogos para engajar os clientes e também para treinar colaboradores.

Nesse caso, uma série de elementos comuns a qualquer jogo como, por exemplo, um sistema de pontuação e ranking, objetivos a serem atingidos e recompensas, podem ser utilizados para atrair e engajar o público-alvo, estimulando inclusive a ação de compra.

Um exemplo disso são os advergames, que consistem na utilização de jogos digitais para fazer publicidade. Para você ter uma ideia, a prática não é nova e lá nos primórdios do Atari 2600 ela já era discutida nas reuniões com a equipe de marketing.

A prova disso foi o lançamento do jogo Kool-Aid Man com o objetivo de divulgar o suco em pó Kool-Aid. Enfim, o fato é que os advergames podem utilizar diferentes abordagens. 

Eles podem ser baseados inteiramente no produto (como foi o caso do Kool-Aid), ou surgirem de forma sutil no cenário do jogo por meio de outdoors e outros tipos de anúncios, por exemplo.

Além disso, marcas grandes, como a Pepsi, a Mc Donald’s e a Doritos já utilizaram esse recurso dos advergames.

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Quais as vantagens que a gamificação pode trazer para o seu negócio

Dependendo da abordagem, a utilização dos games pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio, tanto no aspecto que envolve a divulgação da marca, captação de leads, como na possibilidade de treinar a sua equipe de funcionários.

Sendo assim, é possível apontar algumas vantagens que a gamificação traz para o seu negócio. Veja! 

Alta capacidade de viralização

Diante de um jogo bem produzido e com um elevado grau de imersão, é bem provável que o usuário queira compartilhar essa experiência com os amigos e outras pessoas. O resultado disso é um maior engajamento com a marca.

Além disso, esqueça aquela ideia de que apenas adolescentes apreciam games. Hoje em dia, até mesmo quem já passou dos trinta gosta de jogos digitais.

Um dos motivos é que os games já não estão limitados aos video games propriamente dito. Atualmente os jogos digitais podem ser vistos em diferentes tipos e formatos de tela como os smartphones e demais dispositivos móveis que estão aí para provar isso.

Promove o treinamento da sua equipe

Por meio de um game personalizado para a área de atuação da sua empresa, é possível promover um treinamento adequado para os seus colaboradores, facilitando o engajamento e a imersão deles nas atividades.

Utilizando o formato de game nesse aspecto, a capacidade de compreensão dos conteúdos será mais estimulante e acessível. 

Em vez da possibilidade do treinamento se tornar algo obrigatório e enfadonho, o colaborador será estimulado a manter os estudos de forma ativa e voluntária.

Além disso, os games, de uma forma geral, trabalham a criatividade e proporcionam um sentimento de euforia após a finalização de uma fase ou da vitória completa. Isso serve de incentivo para os funcionários.

Maior visibilidade para a sua marca

Muitas vezes os comerciais nas mais variadas plataformas possuem um ínfimo limite de tempo para serem visualizados. Geralmente a mensagem tem que ser transmitida em trinta segundos. Além disso, anúncios impressos podem passar despercebidos pelo público.  

No entanto, no caso dos games, a imersão tende a ser maior e prende a atenção do usuário. Vale salientar ainda que os games podem ser jogados a qualquer hora.

Inclusive, eles podem ser excelentes recursos para você conhecer e interagir melhor com o seu público. 

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Como adotar a gamificação na sua empresa

O uso dos games nos negócios é bastante vantajoso, mas como dar o passo inicial para essa empreitada, como dar o “start” nesse processo? Para isso, é preciso adotar alguns passos. 

Entenda os tipos de jogos

A gamificação pode ocorrer por meio de um jogo lançado no site da sua empresa ou em um site especial criado para esse fim. O objetivo nesse caso é captar leads atraindo visitantes e mantê-los por um tempo no site.

Há também a possibilidade de desenvolver games para o público jogar em consoles, levando a marca do seu negócio. Ou também utilizar o chamado “In game advertising”, em que a sua marca é inserida no cenário de um jogo já conhecido.

Determine o propósito do jogo

No caso de games utilizados para uso interno da sua organização, é preciso também compreender os objetivos e os tipos de jogos. É importante saber se ele terá o objetivo de treinar funcionários novatos, engajar colaboradores mais experientes, ou seja, determinar um propósito.

A partir daí será mais fácil desenvolver a dinâmica do jogo, como será a pontuação, quais metas deverão ser atingidas e outros detalhes relevantes.

Utilizar um sistema de premiação, por exemplo, é uma opção bastante atraente para engajar os colaboradores e tornar o procedimento mais satisfatório. Essa é apenas uma das possibilidades. 

Há também a alternativa de adotar um sistema de pontuação ou até mesmo de títulos. O que interessa nesse caso é despertar o potencial da sua equipe por meio de uma competição saudável.

Analise os resultados

De nada adianta adotar o processo de gamificação e fechar os olhos para os resultados e as consequências. Por causa disso, solicite um feedback dos colaboradores, encontre meios para mensurar o engajamento do público em determinado jogo.

Tudo isso é fundamental para você obter uma noção precisa do que deu certo e o que deu errado, do que pode ser feito e qual é a reação do público.

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Na era digital, os games podem ajudar o seu negócio de várias maneiras

Não precisa ser fã de games para ver o quanto os jogos digitais são populares. Games dos mais variados são lançados e atraem uma multidão de fãs (e essa horda de admiradores não se limita a adolescentes).

Não é por acaso que hoje em dia existem gamers profissionais, atletas que não demonstram as suas habilidades em uma quadra, em uma piscina ou maratona, mas sim em campeonatos de videogames. O E-Sport é uma realidade que rende milhões para jogadores e patrocinadores. 

Portanto, é plausível que os games atuem como ferramentas úteis para a gestão de um negócio, divulgando a marca e conquistando clientes. Além de ter um site e comprar domínio, utilizar a gamificação também ajuda a garantir uma boa presença digital.

 

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João McFly

João McFly

Nosso mestre dos RPGs. Adora um bom desafio e uma piada fora de hora. Responsável pelo canal Canal João McFly

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