Review: Outlast

junho 27, 2014

Saudações caros leitores do GameForFun.

Hoje estamos trazendo a análise completa de Outlast, jogo de terror em primeira pessoa ambientado em um hospício do Colorado. O jogo está disponível para PC, Playstation 4 e agora em Junho foi disponibilizado para Xbox One. Nós testamos ele no console da Microsoft, terminamos a campanha por completo e reunimos todas nossas opiniões sobre.

Então, vamos a análise completa de Outlast:

Enredo de Outlast

O protagonista de Outlast se chama Miles Upshur, que é um jornalista independente que sonha com fama e reconhecimento. Certo dia, ele recebeu um email anônimo denunciando um hospital psiquiátrico por estar funcionando ilegalmente depois de ter sido fechado. No email também foi relatado que há atividades suspeitas no local, que dariam um belo furo de reportagem.

Com isso em mente, o jornalista viaja até Mount Massive, onde fica o hospício. Quando ele chega ao local, percebe que está tudo vazio e decide entrar por conta própria. Lá dentro ele testemunha coisas horríveis como mal tratos a pacientes, assassinos psicopatas e criaturas horríveis. Depois disso, o objetivo do jogo passa a ser fugir do hospício em segurança.

Mas, quem disse que isso será fácil para um jovem jornalista indefeso?

Outlast-4-GameForFun

Jogabilidade

Em Outlast não podemos atacar os inimigos, só podemos correr e rezar para que eles não nos encontrem em nossos esconderijos. Então com isso a jogabilidade do jogo fica extremamente simples e objetiva, já que o game se resume só em fugir. Em Outlast você pode correr, pular, se agachar, se esconder dentro de armários e embaixo de camas. Você também conta com uma câmera para registrar e gravar tudo que acontece dentro do hospício, você pode andar com ela ligada o tempo inteiro (o que consome um pouco de bateria) ou andar sem ela estar ligada, o que impossibilita a gravação de provas e notas, que o protagonista faz em seu caderno sempre que vê algo estranho ou curioso.

Mas ela não serve somente para gravar as coisas que ocorrem no hospício , ela também serve para enxergar no escuro através da gravação no modo noturno, que deixa a visão esverdeada e iluminada (Como você pode ver na imagem abaixo). Mas é muito importante saber usar a visão noturna, pois ela gasta muita (mas muita) a bateria de sua câmera. Então sempre que der economize-a e use com cautela, pois o inimigo pode ouvir você ligando ela enquanto está escondido, caso esteja perto demais de você.

Outlast-3-GameForFun

Como eu já disse, é possível se esconder dentro de armários e embaixo de camas. Mas os esconderijos não se limitam a isso, também é possível se esconder nas sombras e escuridão. Assim, o inimigo pode passar por perto de você sem te perceber, a não ser claro que você se mova ou faça algum tipo de barulho que revele sua opção. Caso isso aconteça, corra o máximo que puder fechando todas as portas que você passar, isso atrasa os inimigos, já que eles terão que parar para arrombá-la.

No jogo também é possível coletar baterias para sua câmera e documentos dentro de pastas. Esses documentos que você pode encontrar dão detalhes do que aconteceu com o local e com seus pacientes, é muito importante ler todas caso você queira saber o que está acontecendo em Outlast. Além desses documentos, você também pode ler as notas que o protagonista faz quando vê algo curioso ou interessante (como um cadáver ou algo do tipo) no cenário, mas para isso é necessário estar gravando com sua câmera e pressionar o botão que aparece  na tela.

Gráficos

Os gráficos de Outlast são interessantes, não são de encher os olhos mas também passam longe de serem feios. Com texturas simples e envelhecidas de um hospício abandonado, as falhas como detalhes mal feitos passam despercebidos durante sua aflição de estar sendo perseguido por algum monstro. A escuridão de Outlast também é muito bonita e combina muito bem com os efeitos de luz dos cenários.

Os gráficos do jogo contém pequenos chuviscos de frequência, que servem para complementar o clima dark que o jogo tenta passar para as cenas de perseguição e exploração. Mas o estranho é que eles aparecem com a câmera ligada e desligada. Então não dá para saber se é um erro (o que acho difícil), ou algo que a equipe de produção colocou para deixar o clima mais tenso.

Mas se foi proposital, acertaram em cheio.

Outlast-5-GameForFun

Áudio

Um jogo de terror utiliza muito o áudio e a trilha sonora para passar a emoção de cada momento, elas tem o poder de controlar seu emocional. Por exemplo, imagine a seguinte cena: “Você vagando por um corredor iluminado, sem medo e andando confiante… Quando do nada, uma trilha assustadora e animada começa a tocar!” Muda totalmente o humor e estado emocional do jogador, não é? E é por isso que Outlast é assim, com trilhas criadas especialmente para cada situação.

A dublagem do jogo está de parabéns, bocas sincronizadas com vozes bem escolhidas. Mas quem ganha destaque é a dublagem do personagem Chris Walker, que é um veterano de guerra que vive com traumas de suas batalhas passadas, ele é extremamente alto e muito gordo, o que faz o jogador se borrar de medo só de vê-lo. Vou deixar os áudios do personagem abaixo para vocês ouvirem, mas antes de dar play, imaginem-se embaixo de uma cama, em uma sala com dezenas de quartos, com este homem te procurando com esses sons de fundo:

Eaí, se borrou ou nem?

Inteligência Artificial

Existem dois tipos de inimigos no jogo, o primeiro são os pacientes loucos e psicóticos, que geralmente vagam pelo hospício com pedaços de madeira prontos para te matar. Depois que você se acostuma com eles, fica fácil despistá-los e lidar com eles sem medo.

O segundo tipo de inimigo são os grandes e sanguinários, mas nesta categoria só existe um, o Chris Walker. Eles são capazes de ouvir seus passos, ouvir portas fechando e abrindo (caso você as abra e feche rápido demais, também existe a opção de abri-las e fecha-las devagar) e ouvir a visão noturna da câmera ligando e desligando. Em cenas de perseguição, eles irão correr atrás de você como se não houvesse amanhã, como o protagonista não cansa você pode cansá-los até encontrar uma porta. Nela, você pode entrar e fechar, assim atrasando os inimigos. Nesse pequeno tempo você tem que encontrar um esconderijo rápido em armários, camas ou sombras.

Outlast-1-GameForFunEles procuram você nos lugares mais óbvios do cenário, mas se você se escondeu por exemplo em um armário, e na sala tem dois. Ele vai abrir justamente o que você não está, somente para assustá-lo. Mas já nos níveis mais altos de dificuldade, eles podem fingir que não viram você para pegá-lo de surpresa na saída do cômodo. Então é sempre bom estar alerta. A IA de Outlast é dígina de uma nota 10, mas varia muito de acordo com a dificuldade escolhida.

Mas eaí, vale ou não a pena jogar?

Outlast é um jogo assustadoramente divertido, eu recomendo para maiores de 15 anos por conter cenas de mutilações, corpos degolados e todo tipo de coisa horrível e nojenta que você possa imaginar. O enredo contém umas 4 horas de duração, mas pode variar dependendo de quanto tempo você gasta se escondendo e coletando itens como notas, documentos e baterias.

Outlast-2-GameForFunOutlast é o tipo de jogo que você se prende e joga ao máximo para descobrir o que está acontecendo, aos amantes de bons enredos ele é um prato cheio. Eu, particularmente achei o final meio broxante, esperava algo melhor e bem bolado. Mas só pela diversão que o gameplay de Outlast me proporcionou, o investimento de R$39,00 valeram a pena.

Esperamos que tenha gostado desta análise do jogo, caso queira ajudar basta compartilhar no Facebook, Twitter ou Google +. Não deixe de curtir nossa fanpage no Facebook para ficar ligado em nossas atualizações. Também entre em nosso grupo para participar de debates, dar críticas e conversar com os integrantes do site.

Abraço e até a próxima. 😉

Indique para seus amigos

Compartilhe
Compartilhe
Compartilhe
Compartilhe
Allan "AEG"

Allan "AEG"

Criador do AEG. Atualmente produzo vídeos para meu Canal do YouTube

Faça sua busca