Análise Hellblade: Senua’s Sacrifice: Um indie de respeito

Hellblade Senua's Sacrifice mostra como um jogo Indie pode ter uma qualidade elevada. palmas para a Ninja Theory por essa obra de arte.

648 2
Hellblade Senua's Sacrifice

Hellblade é um jogo desenvolvido pela Ninja Theory, produtora que já fez grandes títulos, como Heavenly Sword, DMC Devil May Cry e Enslaved: Odyssey to the West. o game chegou para PC e Playstation 4 e hoje vou te contar tudo sobre ele.

O jogo conta a história de Senua, uma guerreira Celta que sofre de Psicose severa, além de carregar um trauma após seu lar ter sido invadido e destruído por vikings.

Hellblade-2

Psicose é o nome dado a condição de uma pessoa em perder o controle cerebral de discernimento e reconhecimento do que chamamos de realidade, pessoas com essa condição sofrem de delírios, alucinações, delírios além de mudanças de comportamento

Essa condição da protagonista é muito bem representada, o que traz um clima pesado para o game.

A Ninja Theory aborda esse tema tão controverso e pouco explorado pela indústria dos vídeo games com maestria, mergulhando profundamente nessa perspectiva única, com ajuda de especialistas eles tentaram ao máximo fazer uma representação fiel da psicose.

Gráficos e Áudio

Logo no início Hellblade: Senua’s Sacrifice já impressiona pelos gráficos, especialmente as expressões faciais, a tecnologia usada por eles já foi mostrada em diversos eventos, com a atriz atuando ao vivo para o público.

Os gráficos de Hellblade não se resumem aos fatores técnicos de performance, com um level design sensacional, Hellblade consegue representar de forma magnifica toda a tensão vivida pela protagonista, Senua.

Já o design de som do game é simplesmente magnífico, logo ao iniciar o game nos deparamos com uma mensagem, recomendando que se jogue usando headset e isso realmente faz uma diferença gigantesca.

Senua interage pouquíssimo com outros personagens, o game é quase um monólogo, mas devido a sua doença, ela constantemente é atormentada por vozes da sua cabeça, vozes que tanto a ajudam durante o combate a avisando de um inimigo que está nas suas costas, quanto também zombam dela, riem de toda a sua dor e sofrimento, é um turbilhão de sentimentos na cabeça de apenas uma pessoa, o que traz uma imersão que poucas vezes eu vi no mundo dos games.

Hellblade não possui dublagem em português, apenas legendas e isso foi uma decisão acertada, pois o trabalho de áudio feito nesse game é de se tirar o chapéu.

A história de Hellblade

A história do game é muito boa, mas ela demora um pouco para se desenrolar e como o game não dá nenhuma explicação de onde estamos e o que estamos fazendo, isso pode desagradar a alguns jogadores.

Tenha calma, continue jogando, Hellblade brilha a partir da metade do game, com ambientações tenebrosas, lembrando um pouco Dante’s Inferno e até fases de quase total escuridão, tentando trazer um desespero ao jogador, por se sentir quase um cego caminhando entre criaturas mortais.

O Gameplay de Hellblade

Sobre o gameplay, Hellblade é um game bem atípico dos que vemos hoje em dia, o game não tem HUD nenhum, você não verá nível de HP, Stamina, mini-mapa ou nada pra lhe guiar, vida dos inimigos, descrição de itens… nada.

Essa caracteristica, especialmente nos combates traz uma grande imersão, em jogos como Dark Souls por exemplo, nós sabemos exatamente quando nosso personagem estará cansado ao ponto de não conseguir mais atacar, em Hellblade você irá se guiar apenas pela expressão corporal da Senua, é nítido quando ela está cansada demais após realizar muitos ataques consecutivos e precisa recuar um pouco para recuperar um pouco de energia.

O jogo é dividido entre sessões de exploração, quebra-cabeças e combate, as sessões de exploração são as partes em que a narrativa vai se desenrolando e os mistérios internos de Senua vão se desvendando, trazendo uma narrativa intensa.

Hellblade-3

Os fãs da mitologia nórdica ficarão especialmente empolgados, Hellblade é uma aula para quem deseja conhecer mais sobre as antigas lendas de Odin e Loki.

Durante a exploração dos cenários você encontrará estruturas rochosas, as chamadas Lorestones, essas pedras ajudam e muito no entender de todo o universo em que esse jogo se passa.

Já os Puzzles, bom… Esses vão dividir opniões, muitas vezes eles são tediosos, repetitivos e acabam cansando um pouco o jogador, mas eles não são exatamente difíceis,
apenas requerem uma atenção especial ao ambiente, todas as respostas estão aos arredores da protagonista, basta ver com a perspectiva correta.

Como portões selados por símbolos que impedem seu avanço, fazendo com que você procure esses símbolos no ambiente para poder prosseguir no game.

Os combates de Hellblade

Hellblade não é um jogo de Hack ‘n Slash em que você encontra inimigos a cada esquina e é obrigado a descer a porrada, o combate não é o foco principal
os confrontos aparecem sempre no momento certo, deixo aqui uma crítica a câmera do jogo que as vezes atrapalha um pouco nada que comprometa o gameplay.

Como já disse o game não possui um tutorial, você possui ataques fortes e leves, combinando com chutes que tiram o equilíbrio dos inimigos, sendo muito útil especialmente contra inimigos com escudo, o game possui três níveis de dificuldade, dependendo do seu nível de experiência em jogos com um combate similar é possível ajustar para facilitar ou deixar o game mais desafiador.

Hellblade: Senua’s Sacrifice vale a pena?

Hellblade é uma experiência com foco na jornada da protagonista, uma jornada de amor. o game não traz uma narrativa e um gameplay apressados, com uma experiência intensa e muitas vezes perturbadora, o game dá uma aula de como um bom game é produzido.

In this article

Join the Conversation

  • NeutralDisco

    Esse é de longe um dos piores games já lançados. É tipo um No Mans Sky da vida. É literalmente um simulador de caminhada. Como pode um jogo vc ficar de 20 a 30 minutos apenas ANDANDO E LENDO HISTÓRIAS? Eu não mudaria nada no game com a única exceção de colocar 3 a 4 x mais batalhas do que o jogo tem atualmente. No mais é uma decepção. Espero sinceramente que o novo GoW não seja assim.

  • Achei pesado mais respeito sua opinião, apesar de discordar categoricamente dela 🙂 abs e tmj!

mautic is open source marketing automation